sábado, 11 de fevereiro de 2017

O AÇOUGUEIRO


TEMPORADA DE MONÓLOGOS NOS PALCOS PAULISTANOS

        * Um pouco de estatística não faz mal a ninguém: Há alguns anos eram poucos os monólogos apresentados nos palcos paulistanos. Em 1951 Rodolfo Mayer fez muito sucesso com As Mãos de Eurídice, sem, no entanto, fazer escola nesse tipo de espetáculo. Caso parecido é o de Marília Pêra em 1974 com sua memorável Apareceu a Margarida. Com o passar dos anos isso pouco mudou, mas o que se nota das últimas temporadas é o aumento bastante considerável de espetáculos com um só ator (ou atriz).  Em 2015 das 208 peças a que assisti 10 (5%) foram monólogos; em 2016 das 244 assistidas os monólogos comparecem 30 vezes (12%) e neste ano que ainda se inicia já assisti a cinco monólogos que representam 26% das 19 vistas. Tendência crescente?
        * O que faz um artista optar pelo monólogo? Creio que quatro fatores se entrelaçam: o primeiro é a qualidade do texto, o segundo é a oportunidade que o artista vê de provar seu talento em um solo, o terceiro é o fato que certa resistência do público ao monólogo vem diminuindo graças à qualidade da maioria desses solos e o último e não menos importante é o custo menor de produção e a facilidade de viajar com o espetáculo. A crítica também tem contribuído para a divulgação desses trabalhos haja vista as inúmeras lembranças, indicações e premiações a atores/atrizes que fizeram monólogos. (Em 2016 os prêmios de melhor ator e melhor atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA- foram dados, respectivamente a dois “solistas”: Leonardo Fernandes por Cachorro Enterrado Vivo e Denise Weinberg por O Testamento de Maria)
        * A solidão do artista nesse tipo de trabalho não existe, pois ele é acompanhado de toda uma equipe formada, entre outros, pelo diretor, operadores de som e de luz, maquiadores.
        * Uma tendência que se nota em boa parte desses solos é que o único ator em cena desdobra-se em muitos personagens.

        * O AÇOUGUEIRO. Todo esse preâmbulo me foi inspirado pelo excelente trabalho a que tive oportunidade de assistir na noite de ontem. Louve-se, em primeiro lugar, a chegada de espetáculo vindo de Pernambuco, fato raro no ambiente teatral da cidade e em segundo a qualidade do espetáculo.
        Com uma história bastante simples envolvendo as aspirações do sertanejo Antônio para ser açougueiro e seu envolvimento com a prostituta Nicinha (que trará a ambos consequências trágicas), o autor Samuel Santos cria complexa urdidura dramatúrgica por onde passam os fios da trama envolvendo a mitologia nordestina que inclui personagens típicos e animais, principalmente o boi que terá papel importantíssimo no processo. O espetáculo é uma contundente crítica ao preconceito e à Intolerância. Para tanto o mesmo Samuel Santos, agora na função de encenador se vale da preciosa iluminação também de sua autoria e o mais importante, do trabalho de ator.


        Alexandre Guimarães tem poderosa performance baseada no teatro físico interpretando nove personagens; entre elas, o narrador da história, o primitivo Antônio, a sensual Nicinha, o povo da cidade, o boi e até os corvos, numa das cenas mais bonitas da montagem. É importante frisar que com pouquíssimos elementos cênicos o ator com seu preciso gestual de corpo e sua voz marcante nos induz a visualizar toda a ação que está em desenvolvimento. O poder imagético da montagem deve muito a Alexandre Guimarães, mais um grande “solista” revelado para São Paulo. Dignos de nota os trabalhos de preparação vocal (Nazaré Sodré), preparação corporal e figurino (Agrinez Melo) e maquiagem (Vinicius Vieira e Samara Lacerda).

        O AÇOUGUEIRO é ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL! Está em cartaz no Sesc Pompeia até 05 de março de quinta a sábado às 21h e aos domingos e feriados às 19h. Você tem só quatro semanas para comprovar o talento desse bem vindo grupo de Pernambuco.

11/02/2017


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

4ª MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)



Avante, Marche (Bélgica)


        Cada vez estou mais convencido que o teatro é o templo da esperança e da utopia. Mais uma prova disso é a realização de mais uma MITsp. Indo contra ventos e tempestades resultantes da situação caótica em que se encontra o país os guerreiros Antonio Araújo e Guilherme Marques realizam a 4ª edição do evento que já faz parte do calendário cultural da cidade.
        Os eixos que norteiam a mostra são três e para tanto a curadoria selecionou dez espetáculos: sete internacionais e três nacionais.

1.            Espetáculos que reúnem hibridismo de linguagem, mesclando teatro, dança, música, cinema e artes visuais.

        - Avante, Marche (Bélgica) – Les Ballets C de la B – Direção: Alain Platel e Frank van Laecke. Espetáculo de abertura (14/03) no Theatro Municipal.
        - Por Que o Sr. R Enlouqueceu (Alemanha) – Münchner Kammerspiel – Direção: Susanne Kennedy.
        - Para Que o Céu Não Caia (Brasil) – Lia Rodrigues Companhia de Dança – Direção: Lia Rodrigues.

2.            - Espetáculos que denunciam racismo e preconceito, evidenciando o protagonismo negro.

        - Black Off (África do Sul) – Ntando Cele
        - A Missão Em Fragmentos: 12 Cenas  de Descolonização Em        Legítima Defesa (Brasil) – Coletivo Em Legítima Defesa – Direção: Eugênio Lima. Estreia na MITsp.
      - Branco: O Cheiro do Lírio e do Formol (Brasil) – Direção: Alexandre Dal Farra e Janaína Leite. Estreia na MITsp.

Branco: O Cheiro do Lírio e do Formol (Brasil)

3.            - Espetáculos de “teatro documentário”.

        - Mostra Rabih Mroué (Libano) – Consta de três espetáculos (Tão Pouco Tempo, Revolução em Pixels e Cavalgando Nuvens). Direção: Rabih Mroué.
        - Mateluna (Chile) – Direção: Guillermo Calderón.

Mateluna (Chile)

        A Mostra mantém em paralelo seminários, ações pedagógicas, olhares críticos, lançamentos de livros, atividades tão importantes
quanto os espetáculos teatrais.
        Faz falta na MITsp um espaço, ponto de encontro de artistas, espectadores e críticos onde “socialmente” poderia se discutir os caminhos e tendências do teatro e do mundo. Segundo Guilherme Marques a criação desse espaço é sonho antigo da organização da MITsp e quem sabe isso possa ocorrer em 2018.

        MITsp – De 14 a 21 de março em vários teatros da cidade (Municipal, João Caetano, Centro Cultural São Paulo, Auditório Ibirapuera, Itaú Cultural, Sesc Vila Mariana e Sesc Pinheiros). Ingressos a R$20,00 (meia entrada: R$10,00). Canais de venda de ingressos (a partir de 16 de fevereiro): Portal Sesc SP, Ingresso Rápido e Compreingressos.


 Informações: www.mitsp.org




07/02/2017