“Desta cidade apenas restará o lixo que nela despejam” (Paráfrase amparada no texto de Bertolt Brecht)
Rodrigo
Garcia (1964-) e sua companhia La Carniceria Teatro estiveram em São
Paulo na primeira MITsp em 2014 com a peça/performance Golgota Picnic
instigando e até chocando o público na primeira parte, com um palco cheio de
pão de hamburguer e carne moída no local onde Jesus foi crucificado e fazendo
duras críticas à mercantilização da fé, para depois irritá-lo com a execução
completa de As Sete Últimas Palavras de Cristo obra de Joseph Haydn
(1732-1809), executada ao piano por um pianista nu por quase uma hora.
Em
2022 o nome de Garcia voltou ao cartaz dos palcos paulistanos com Agamenon
12h. Assisti a duas versões desta peça, das doze apresentadas em projeto de
Carlos Canhameiro no SESC Paulista, e não consegui apreender o conteúdo do
texto do dramaturgo argentino em nenhuma delas.
Eis
que por iniciativa da Cia. Arthur-Arnaldo uma nova versão da peça é
encenada em São Paulo com tradução e direção de Soledad Yunge. Por se tratar de
um grupo que se dedica ao teatro jovem, Soledad optou por uma encenação
bastante palatável e até didática, mas jamais tediosa ou esquecendo do alto
poder de denúncia do texto ao consumismo desenfreado e às marcas que um
capitalismo selvagem deixam no ser humano.
Usando
recursos clownescos, interpretações propositalmente exageradas, cenário
coberto de material reciclável (de Julia Reis e Lucas Bueno), um originalíssimo
uso das vestimentas (figurinos de Rogério Romualdo) e a bela iluminação de Junior
Docini, Soledad cria um espetáculo colorido, vivo e provocativo deixando claras
as intenções sócio-políticas do autor e despertando a atenção do público para
refletir sobre tudo aquilo que é apresentado.
Originalmente
um monólogo, aqui o texto é dividido entre as atrizes Carú Lima e Júlia Novaes
e o ator Tuna Serzedello.
Na
primeira parte, rica em ação e imagens, o homem vai ao supermercado, se entope
de coisas inúteis (a sociedade de consumo me consome) e ao chegar em casa dá
uma surra na mulher e no filho, para em seguida levá-los a um restaurante.
Na
segunda parte (mais política) a família está em volta de uma mesa da Kentucky
Fried Chicken, onde a palavra se sobrepõe à ação e se discute sobre os
conceitos de tragédia e de esperança.
O
final parece comunicar que “do lixo viemos e ao lixo retornaremos”. Triste
civilização a nossa!
AGAMEMNON
cumpriu curta temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Hoje, sábado,
29/04 às 18h é sua última oportunidade de assistir a esse importante espetáculo.
29/04/2023