SHAKESPEARE (1564-1616)
A partir desta semana duas das mais
cruéis personagens shakespearianas desfilam suas vilanias no palco da Sala
Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso. Enquanto às terças e quartas Iago
destrói a relação e a vida de Otelo e Desdêmona envenenando o pensamento do
primeiro com os sentimentos da dúvida e do ciúme, Ricardo III de quinta a
domingo assassina parentes, amigos e inimigos com sua fome de poder. Muito feliz
essa ideia dos programadores da sala em reunir essas duas obras de Shakespeare
em um mini festival de maldades.
OTELO – Escrita entre 1604 e 1605
esta tragédia é considerada uma das obras primas do bardo inglês. Tudo se
ajusta e tudo conflui para o triste final, mesmo que o espectador, de antemão conhecedor
do desfecho, sempre torça para que Otelo mande Iago às favas e seja feliz com
sua inocente e bela esposa.
A encenação de Debora Dubois é
esteticamente muito bonita em especial nas cenas inicial e final que provocam
grande impacto visual. A tradução de Maria Silvia Betti (a mesma utilizada pelo
Grupo Folias em 2003) é bastante feliz, usando linguagem coloquial com direito
a muitos palavrões, mas sem absolutamente perder a essência e a elegância do
original.
A trilha sonora executada ao vivo é
muito boa, mas em certos momentos encobre o falar dos atores por estar em
volume muito alto. Outro senão é a inclusão de canções do repertório popular
extremamente conhecidas no contexto onde foram criadas e que causam um
estranhamento prejudicial ao acompanhamento da trama.
Nesta peça o verdadeiro protagonista
não é aquele que lhe dá título, mas o diabólico Iago que se valendo do seu ódio
por Otelo - provocado pelos fatos de ambicionar o posto de Cássio e de
desconfiar que Emília, sua esposa, o tenha traído com o mouro – tece uma
verdadeira teia para destruir seu superior. Rafael Maia desincumbe-se com naturalidade
e talento da tarefa recheando as ações da personagem com ironia, perversidade e
buscando a adesão do público quando se dirige diretamente a ele. Titubeante e
discursivo nas primeiras cenas Samuel de Assis ao longo da ação faz a personagem
tomar corpo, e é um belo e vigoroso Otelo. Mel Lisboa está correta como Desdêmona
e Yael Pecarovich tem um tocante momento dramático na cena final. Elenco de
apoio integrado e harmonioso.
Em cartaz de 11/08 a 09/09. Terça e
quarta às 20h.
RICARDO III – Classificada como
drama histórico, esta obra é uma das primeiras (1592-1593) de Shakespeare. As perversidades
deste homem já lotaram o auditório do Sesc Vila Mariana nos meses de abril e
maio deste ano e agora voltam para esta temporada no Sérgio Cardoso. Dirigida
por Sergio Módena e com interpretação antológica de Gustavo Gasparani a
encenação foi alvo de matéria deste blog na época.
Em cartaz de 14/08 a 13/09. Sexta e
sábado às 20h. Domingo às 19h.
13/08/2015
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