sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

EMBARQUE IMEDIATO



        Antes de tudo louve-se a presença dos três Pitangas na noite de 06 de fevereiro no Teatro Anchieta na estreia de Embarque Imediato.  Antônio e Rocco em cena, Camila no vídeo e depois os três juntos nos agradecimentos. Uma bela e simpática família, além de muito talentosa e importantíssima para a arte brasileira passada, presente e com lugar garantido no futuro.
 
Os Pitanga: Camila, Antônio e Rocco

        Confinados pelo setor de imigração numa terrível e impessoal sala de aeroporto, dois homens, um deles pesquisador brasileiro afro descendente e o outro um senhor idoso africano, discutem e trocam informações sobre identidade, origem e a diáspora da raça negra que atingiu várias gerações. A peça trata do confronto das ideias desses dois homens sobre esses assuntos. O texto é do jovem ator e dramaturgo baiano Aldri Anunciação que já nos presenteou com outro importante trabalho sobre a temática racial (Namíbia, Não!) em 2012.
        A encenação de Marcio Meirelles privilegia o trabalho dos atores, apesar de ofuscá-los com um cenário que poderia ter tido outra solução evitando que 80% da ação se passasse atrás de um telão onde são projetados os vídeos muito importantes para o espetáculo, mas que poderiam estar em outro lugar. Essa tela ofusca a visão e dificulta a audição, que por sinal também é prejudicada por um vozerio representando a voz do povo que está no aeroporto e que perpassa toda a peça. Até a movimentação dos atores fica prejudicada pelo cenário em questão.
        Mesmo curta (60 minutos) a peça tem momentos cansativos como a longa cena das vozes em off simulando um diálogo entre o pesquisador e Bertolt Brecht (foco de sua tese de doutorado).
        Antônio Pitanga mostra todo seu talento e carisma interpretando o velho africano. Rocco Pitanga, com sua voz portentosa, tem marcante presença cênica e é contraponto perfeito para a personagem vivida por seu pai.
        Apesar de alguns senões, Embarque Imediato merece ser vista pelo tema tratado e pela atuação do elenco.

        EMBARQUE IMEDIATO está em cartaz no Teatro Anchieta de quinta a sábado (21h) e domingo (18h) até 08 de março.


        07/02/2020

 

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário