Ontem
foi dia de fazer programa duplo de filmes brasileiros no cinema e sai do Espaço
Itaú Augusta muito feliz e orgulhoso do nosso cinema.
PÉROLA
reafirma a excelência e a sensibilidade de Murilo Benício como cineasta. A
adaptação da peça de Mauro Rasi é um primor e permite uma interpretação
maravilhosa da Drica Moraes no papel título. Leonardo Fernandes, premiado como
melhor ator pela APCA em 2016 com a peça Cachorro Enterrado Vivo mostra que
é tão bom no cinema como no teatro no papel de Mauro, filho de Pérola e
narrador da história (na peça o personagem se chama Emílio e sendo claramente
um alter ego do autor, é bastante acertada a mudança do nome na adaptação
cinematográfica). Rodolfo Vaz e Claudia Missura também têm ótimos momentos como
Vado (marido de Pérola) e Tia Norma (irmã de Pérola), respectivamente. As
outras tias, somente citadas na peça, aparecem com penteados e chapéus da época
na pele de Lavínia Pannunzio e Marianna Armellini, que brilham em suas pequenas
intervenções. A mãe de Pérola, de quem na peça só se ouvem os gemidos também
não aparece no filme, no entanto nos créditos surge o nome da saudosa Camila
Amado como sua intérprete (será que a cena foi cortada na edição?). Destaque
também para Valentina Bandeira (Elisa, a filha) e Louise Cardoso (a corretora)
que é responsável por um dos momentos mais emocionantes do filme.
A
adaptação cinematográfica suprimiu várias cenas engraçadas da peça, a maioria
vinda do personagem Vado, mas ganhou em emoção e é difícil conter as lágrimas
nas cenas finais desse belo filme que incompreensivelmente, levou alguns anos
para chegar no circuito comercial.
Muito
emocionado parti para o segundo filme:
RETRATOS
FANTASMAS. Um cineasta que tem em seu currículo O Som ao Redor
(2013), Aquarius (2016) e Bacurau (2019) não precisa provar mais
nada, mas o pernambucano Kleber Mendonça Filho nos surpreende novamente com
este documentário que é uma radiografia impiedosa e nostálgica, mas também
poética, do que o dito “progresso” fez com a arquitetura e os cinemas de Recife
(qualquer semelhança com São Paulo, não é mera coincidência). Pungente e
necessário.
VIVA
O CINEMA BRASILEIRO!
Sem
esquecer que ELIS & TOM ainda está em cartaz!
05/10/2023
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